Serrotes tem seus dentes construídos de forma a facilitar o corte ou no sentido longitudinal, ou transversal. Por isso as especificações de serrotes mostram cross ou rip. Diz respeito ao sentido de corte em relação à orientação das fibras da madeira. Respectivamente, cross é um serrote feito para corte no sentido transversal. Rip um serrote para corte no sentido longitudinal.
Um exemplo de uso de um serrote rip é aquele que Gedson Bravim comentou noutro post aqui no blog: para abrir ao meio as cunhas de madeira para tampo e fundo de violino. Este detalhe de formato de afiação faz toda a diferença no rendimento do corte, especialmente numa peça com mais de 400mm de comprimento longitudinal.
Costumo apresentar este conceito aos iniciantes do trabalho em madeira da seguinte forma: cross é um serrote com dentes afiados como faca; rip, os dentes são afiados como formões. Isto teve efeitos positivos na iniciação ao trabalho em madeira, ainda mais considerando que em aulas anteriores havia apresentado facas e formões.
A parte mais bacana destes comparativos é poder experimentar!
Para cortar uma peça de madeira no sentido transversal, será eficiente utilizar uma faca, fazendo traços consecutivos. Tente cortar uma madeira no sentido transversal com um formão... o resultado são bordas esfiapadas nas laterais da região cortada.
Por outro lado, quando o formão é usado para cortar no sentido das fibras, as bordas do corte ficam bem delineadas. Em respeito à quantidade de material retirado pela faca, o formão fica muito a frente.
Uma faca cortando no sentido das fibras não é muito eficiente, além de ter a tendência de seguir desvios e ondulações das fibras. A faca afunda entre as fibras. O rendimento é menor em serrote afiados como faca: os dentes cortam pouco, pois entram entre as fibras, retirando menos material.
Mas e o que dizer de lâminas mistas? Tenho um serrote São José afiado, alternadamente, cross e rip. Ajuda bastante para rendimento dos cortes em qualquer sentido, como no caso em do corte de contorno de tampo e fundo de violino. O acabamento não é dos melhores.
Falar de "para que corte o serrote serve" não esgota nem um pouco o assunto. Mas, certamente, saber o sentido de corte para o qual o serrote foi designado já me ajudou muitas vezes na hora de trabalhar com madeira. Ainda há muito a falar de serrotes específicos para cada tipo de madeira, e ainda além, para cada tipo de trabalho.
E então, olhando a figura, o serrote é cross ou rip?
Sobre afiação de serrotes (inglês): www.badaxetoolworks.com/my-saw-filing-technique.php
Primeiros passos para serrar (inglês): woodworkingformeremortals.com/how-to-make-a-crosscut-sled
Textos simples e efetivos sobre serrotes:
Tipos de serrotes, afiações e características: www.moritoebine.com/pdfs/registro/8_2018.10.15-20.03.46_0.pdf
Diferenças entre cross e rip: pt.slideshare.net/gabrielvandresen1/serras-e-serrotes (aqui muito bem ilustradas!)
Comments