top of page
  • Foto do escritorcafecomluteria

Não cole os dedos!

A tal superbonder -- em termo técnico: adesivo a base de cianoacrilato -- participa de truques rápidos no dia a dia do ateliê. Mas algo que dura mais são as histórias de dedos colados. Aliás, a sensação áspera na pele é memorável, e ficará até que a cola saia junto com a troca de pele. As vezes, uma troca de pele forçada. Eis a frase tão ouvida:

Colei os dedos, mas não colei o que queria colar


Algo que poderia ser evitado (junto dos usos inadvertidos da super cola, como o Igor relatou num post em Dezembro).

Então, hoje eu gostaria de te contar algo que nem a locacite vai diz (literalmente, chegamos até a conferir no site):

Por que (diacho) a cola cianoacrilato cola os dedos mas não cola o que queremos colar?

É importante entender como os adesivos a base de cianoacrilato secam: por reação. Reagem com água. Diferente do que acontece com colas em que o diluente precisa evaporar para secar. Portanto, dizer que vai "esperar a superbonder" secar pode não ser o que você estava imaginando. O solvente realmente evapora, mas será a reação com água que fará a cola secar. Por isso mesmo seca tão rápido (10 segundos para colas feitas com este propósito e de boa qualidade). Vamos frisar: a adesão numa superfície com água é quase imediata!


Agora que você sabe disto, veja isto acontecendo na sua frente! Pegue um copo (como aqueles descartáveis para café) e adicione água até mais da metade. Solte um pingo dentro da água. Veja o que acontece!



Mas o que isto tem a ver com luteria? Ora, quando tentamos colar madeira, geralmente, ela é mais seca que nossos dedos. O suor é um dos culpados por deixar a pele úmida. A madeira, por outro lado, tem a umidade equilibrada com o ambiente onde estiver e dependendo do tempo em que estiver dentro dele. Então, os dedos colam, mas a madeira demora mais para colar.




DICA: umedeça levemente uma das superfícies que quiser colar. Aplique cola na outra superfície. Verá como adere rapidamente. Isto facilita bastante as coisas. Agora, a reação também ficará mais rápida, e a cola "secará" mais rapidamente. Cola realmente instantânea e sem colar os dedos.

 

DICA 2: use uma espátula sempre que puder. Como um palito de churrasco ou hashi (recomendação do Igor Fomin em outro post).

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page