top of page
  • Foto do escritorcafecomluteria

Editorial - Grandes notícias!

Atualizado: 18 de ago. de 2021

Uma das vantagens de trabalhar com um grupo visando um mesmo objetivo é fazer o que sozinho seria muito difícil. Divulgar luteria em espaços como revistas científicas é algo difícil, especialmente por razão da linguagem. Fica difícil explicar para biólogos, físicos, químicos, sociólogos, etc. do que é que estamos falando. Noutras palavras, não estamos falando com nossos pares. E volta e meia, ao escrever, precisamos repetir "o que é luteria", explicar que "sim, o luthier contrói instrumentos... aham... à mão", "é um trabalho...", etc...


Não que não tenha seu mérito falar disto para o grande público; pelo contrário, é necessário -- existe daí parte do propósito da Café com Luteria. Mas logo notamos os benefícios de "falar com os pares", trocando informações e experiências. Sobre isto, temos duas boa notícias neste último mês.

A primeira grande notícia é sobre a Revista Brasileira de Luteria.

Isto mesmo: uma revista científica dedicada especialmente à luteria está em pleno funcionamento! A princípio, este lançamento me diz nas entrelinhas: "é desnecessário ficar explicando o que é luteria por aqui".


Obrigado! No lugar de falar "o que é luteria", a própria apresentação da Revista convida a "falar de luteria":

"[...] de formato aberto, de livre acesso e gratuita. Recebe trabalhos para publicação dentro da área de Luteria, sobre a construção, restauro e procedimentos técnicos e artísticos. Aceita também trabalhos de áreas correlacionadas e focadas no universo de instrumentos musicais, como por exemplo as áreas de Artes, Música, Design, Engenharias, Física, Antropologia, Educação, entre outras" [1]. 

Basta acessar o site da Revista, fazer o cadastro e se registrar como leitor e autor. Eventualmente, o registro como autor permitirá que envie artigos para a revista pelo próprio site! Mas não são apenas artigos aceitos, é possível enviar para publicação:

  • Resenhas;

  • Entrevistas;

  • Relatos de trabalho e experiências -- aquele relatório sobre a restauração num instrumento importante do século XIX tem lugar para ser publicado!;

  • Plantas técnicas de instrumentos musicais;

  • Ensaios fotográficos sobre a luteria;

  • Ensaios audiovisuais;

  • Exposições de instrumentos musicais;

  • Traduções.

Todos os itens estão abertos para submissão atualmente em fluxo contínuo -- recebem conteúdos a qualquer tempo. Para escrever, basta seguir as orientações.

A segunda notícia, é que nosso artigo sobre as atividades da Café com Luteria em 2020 foi aceito e publicado [uhuu]!

Um lugar não muito comum a ver coisas sobre luteria (porque é um espaço para resultados de projetos de extensão universitária), publicamos na revista Extensão em Foco falando sobre as 20 entrevistas feitas ao vivo pelo Instagram no ano passado. As entrevistas não são novidade para quem acompanha a Café (mas caso seja para você, confira lá!). A novidade é o apanhado do que foi esta experiência para nós da Café com Luteria. Aliás, ficou claro o que escrevi logo no começo deste texto: fazemos juntos o que seria muito difícil sozinhos. Que fique a reprodução fidedigna do agradecimento que fizemos aos apoiadores e colaboradores da Café com Luteria:

"Os autores agradecem à Universidade Federal do Paraná pelo apoio e  financiamento parcial do projeto [...]. Agradecemos também, explicitamente, aos seguintes luthiers e archetiers que contribuíram com seu tempo e compartilharam seus conhecimentos, sem os quais o projeto não lograria êxito: Andreas Hellmann, Bruno Galli Nacli, Carlos Alberto Gomes Filho, Ednei Zuccati, Fabio Vanini, Fernando Fagundes, Gedson Bravim, Henry Guerra, Igor Mottinha Fomin, Julio Cesar Vesper, Leandro Henrique Merino Mombach, Marcelo Gonçalves, Marcos Pandolfi, Renato Casara, Rudson  di Cavalcanti, Saulo Dantas-Barreto, Tulio Lima, Vinicius Fachinetti, Vlamir Devanei Ramos e Wilfred Amaral [2].

... a história se traça aos poucos. E fica muito claro para nós que ela precisa ser contada.


A revista Café com Luteria pretende a divulgação da luteria, porém, antes dela, acaba fazendo também o registro de experiências do luthier. Sentar e conversar com colegas será sempre um prazer! E se este registro acaba indo parar em outros meios (aqueles em que temos que ficar explicando "o que é luteria"), tanto melhor! De forma semelhante à Revista Brasileira de Luteria, também estamos abertos ao recebimento de conteúdos sobre luteria. A Café subsiste desta forma, tanto neste blog, quanto na revista propriamente dita!


E se você chegou até o final deste texto, muito bem, uma notícia bônus: já estamos preparando o número 7 da revista com ênfase na história da luteria brasileira. Tem alguma experiência que gostaria de escrever e publicar na revista? Também vale falar sobre instrumentos restaurados e construídos! Envie um email para nós e vamos conversar! Receberemos textos até metade de julho, que poderão entrar nesta ou em próximas edições.

 

[1] Revista Brasileira de Luteria. 2021. Disponível em: revistas.ufpr.br/luteria/index.

[2] O entalhe virtual da Luteria em tempos de pandemia. 2021. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/ extensao/article/view/80539/pdf.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page