top of page
  • bogdanskorupa@gmail.com

Recomendação: animação "Sussurros do Coração" do Studio Ghibli.

Sabe quando a gente está de bobeira assistindo um filme e, de repente, a sua profissão está ali como parte da trama e roteiro na tela? Bem, para advogados, médicos, engenheiros e músicos isto pode ser bastante comum. Mas, veja só, eu me surpreendo se vejo um personagem do filme falando: "eu vou ser um construtor de violinos". E dito de uma forma até que casual.


O filme: Sussurros do Coração (1995), produzido por Yoshifumi Kondô. Pode não estar entre os 5 mais recomendados nas inúmeras listas de fanáticos pelas animações Ghibli, mas efetivamente pode tomar o primeiro lugar dos afeitos à luteria e trabalho em madeira. E é de um tato tão profundo nisto que colocou um personagem (Amasawa Seiji) numa situação histórica comum à atualidade: japoneses são uma das nacionalidades comuns que frequentam os ateliês de luteria em Cremona (não somente lá) para estudar.


Maravilhas do Estúdio Ghibli. Maravilhas em aproveitar as mais diversas manifestações de arte que nossa humanidade produz. Assista e, depois, conte pra gente as suas impressões!

Não vou contar mais detalhes, pois estragaria a surpresa. O que posso contar: a luteria é realmente uma surpresa no filme. Pode passar desapercebida por mais de meia hora do começo. Mas estará lá, muito forte, muito bem detalhada. A força de vontade e decisão de Seiji é muito importante para a trama, como um exemplo à personagem principal, Shizuku, que tem muitas dúvidas sobre o que fazer da vida antes de entrar na próxima fase do ensino básico (proporcional ao Ensino Médio no Brasil). E sim, Seiji também estaria para entrar nesta próxima fase, mas está muito certo de que quer viajar para Cremona, estudar e ser luthier. No mínimo, inspirador para todos que, contra todas as adversidades, se empenham no estudo e prática de uma profissão que vemos como o caminho que devemos seguir.

 

O filme estava disponível na Netflix até meados de 2021. Se não tiver Netflix, acredito que consiga encontrar disponível em outros meios (faça se tiver ciência dos riscos, como vírus!) como torrent ou sites.


Sobre: Sussuros do Coração (1995). Abaixo um trecho do filme (sem imagem, por conta do bloqueio de gravação do Nerflix).

 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page